quarta-feira, 14 de outubro de 2009

What are you doing? Destroying your career?

Yes, we tweet!

"Celebridades são pessoas normais, assim como você. A diferença é que elas são incrivelmente ricas!" Essa era a definição que a "EGM Brasil" dava para as celebridades, na seção da revista em que eles entrevistavam gente famosa envolvida com games. Hoje em dia, essa afirmação continua em alta, já que as celebridades resolveram se misturar ao baixo clero, ou seja, nós, meros mortais, num site em que todo mundo fala o que bem entende: o Twitter, serviço de microblogging criado em 2006, por Jack Dorsey e que hoje já conta com mais de 11 milhões e meio de usuários (segundo dados de fevereiro dese ano).

Até aí tudo bem, já que uma coisa dessa aproximaria os famosos dos fãs, fazendo com que nós pensemos que somos amigos íntimos deles, justamente por causa da super exposição de vida que o Twitter ajuda a fazer (é, ele não faz isso sozinho). No fim das contas, o site acaba fazendo as vezes de fofoqueiro de plantão, servindo como base para as notícias "super interessantes" que você lê em sites como o EGO e O FUXICO (só site de gente com alto Q.I.).

Mas, como eu já havia dito antes, essa "liberdade" de expressão pregada pelo site acaba sendo seu calcanhar de Aquiles. Basta ver as confusões que o serviço acabou causando. Exemplos disso não faltam. Basta citar Sasha, a filha de Xuxa, e seu "sena" no lugar de "cena"; Boninho, diretor da Globo, comentando em tempo real a estreia da "Fazenda"; O diretor do Gugu mandando um sonoro "chupa!" para o SBT, quando estreou na Record ganhando de seu antigo patrão na audiência e agora, mais recentemente, Willian Bonner contando sua "quase" prisão em Barcelona, na Espanha, e tendo seu português corrigido por uma ex-BBB (meu, que afronta!!!) e dando corda pra brincadeira que ela fez. Às vezes a coisa fica fora de controle, como no caso do post aí em baixo, em que Miley Cirus resolveu acabar com sua conta no site por causa da extrema exposição de sua vida que ela mesma causou, diga-se de passagem.

Mas aí você pergunta: se os famosos são pessoas normais, o que tem se eles resolvem escrever bobagens no Twitter? A resposta para isso é simples: eles têm uma imagem a zelar. Tá certo que até hoje nenhum dos famosos foi punido por causa do que escreve no site (hum... Rafinha Bastos acabou com qualquer chance de trabalhar na Record, depois de um piadinha que fez sobre a possível ida de Cristian Pior para o canal de Edir Macedo), mas, como eles trabalham com sua imagem, e ela é "paga" pelos patrocinadores e pelos canais em que eles trabalham (sim, a tv paga pelo uso da imagem da pessoa, e não pela pessoa em si), então é melhor que eles andem na linha, para que seu "valor de mercado" não caia como a bolsa de N.Y. durante a crise de 29, entendeu?!

Talvez, por essa razão, a Globo tenha tomado a decisão de monitorar o que seus contratados andam escrevendo na internet (leia-se, Twitter). No mês passado, a emissora "pediu gentilmente", através de um memorando interno, que seus funcionários restringissem e tomassem cuidado com o uso do microblogging, do Facebook, do Orkut e etc. É mais do que óbvio que a Globo não está preocupada com a popularidade ou com a (vou ter que repetir...) imagem de seus "protegidos". O negócio é que a família Marinho está preocupada com o que pode ser dito sobre seus bastidores, dando munição para a concorrência. Mas isso é assunto para outro post.

Eu, particularmente, não vejo problema nenhum em os famosos ficarem falando o que dá na telha pela internet. Isso é até legal demais, pois mostra que eles são "gente como a gente", que fazem muitas coisas legais, mas também muita m... provando, de uma vez por todas, que aquela redoma de vidro que a imprensa insiste em colocar ao redor dos famosos nunca existiu! E viva a internet e o Twitter! E pense bem, onde mais podemos falar mal de Jesus Luz em seu "momento DJ" e ter a certeza que ele vai nos dar atenção (mesmo que não goste... mas e daí?!)?! Só no Twitter, uai!

E como diria Paulo Bonfá, "É falando muita m... que a gente aduba a vida!" =D

Em tempo: eu sei que não tem muito a ver, mas o Google liberou, meio sem querer, o novo layout do Orkut, que agora, pelo menos baseado no que a imagem mostra, vai ficar mais parecido com... o Twitter! Que coisa, não!? Olha aí e tire suas próprias conclusões:

Nem se anime muito. O Google não confirmou nada. Mas como essa imagem está
no site do "Google Chrome", já é de se suspeitar!

Nenhum comentário: