segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O "novo" Orkut...

Você já viu essa imagem aqui antes!

Xii... o que antes era só boato se confirmou! O ORKUT vai realmente mudar. Quer dizer, não exatamente. Vai ser mais uma daquelas mudanças que adicionam meia dúzia de novas funcionalidades e mudam um pouquinho o visual do site.

Isso já aconteceu antes, lembra?! No início, o visual do ORKUT era muito simples e usava um tom de lilás bem clarinho, pra combinar com o logo. Algum tempo depois, o visual ficou mais "arredondado" e a cor mudou para azul, em vários tons. Nessa orpotunidade, a mudança foi sendo implementada aos poucos. Eu me lembro de um dia ter acessado o site e ter visto o visual clássico. No outro dia, quando entrei de novo, lá estava o novo visual. Na ocasião, meu perfil mudou antes (bem antes, pra ser mais exato) que os de alguns amigos meus, o que fez com que eu me achasse um pouco (meu ego era meio estranho na época...).

Dessa vez a coisa está acontecendo novamente! Só que agora, o visual só muda pra quem receber convite de um cara chamado "Danilo Miedi", que foi contratado pelo Google para se passar pelo primeiro usuário do "Orkut 2.0". Ganha o convite quem tiver adicionado o cara na rede social. Simples assim. Quer dizer, nem tanto. Pra ganhar o tal convite, você precisa ser "sorteado" por ele ou ser "convidado" por alguém que já tenha o novo Orkut (exatamente como nos primórdios do site, em que só entrava quem era convidado por quem já estava dentro), mas, como até agora só se ouviu falar da maneira n°1, esqueça esse negócio de bajular quem já tem! Outra maneira de tentar a sorte é adicionando a comunidade oficial da "mudança" (quer "add"? Clique aqui).

Mas o que exatamente muda com esse novo Orkut? Bem, de acordo com o próprio Danilo, o visual ficou mais clean. Você agora não vê só o nome das pesoas que passaram pelo seu perfil, e sim a foto, o que, teoricamente, acaba com a necessidade de entrar no perfil do dito cujo pra saber quem é (pena... eu gostava de fazer isso...). Outra coisa que muda, aliás, que foi implementadada, foi a possibilidade de "escrever mensagens em sua página". Em outras palavras, o Orkut quer ser seu novo "Twitter", assim como o "Myspace" e o "Facebook" vêm fazendo há algum tempo. Por enquanto, essas são as únicas mudanças notáveis na rede. Para conhecer as outras, vamos ter que esperar o tal convite...

... que eu já sei que não vou ganhar, pois não adicionei nem o perfil do Danilo nem a comunidade oficial da mudança. Dessa vez eu não estou nem um pouco animado com essa "novidade". O Orkut vai deixar de ser ele mesmo pra ficar mais parecido com os grande sites de relacionamento. Acabou aquele "diferencial" que só o Orkut tinha, aquele "charme a mais", entende?! Não leve isso como uma "coisa de velho que odeia novidades". Não, não é nada disso (eu adoro novidades, diga-se de passagem). O negócio é que essa mudança me parece mais comercial do que realmente necessária (vide o estardalhaço que está sendo feito). Pelo menos, segundo o contratado do Google, o site vai ficar mais seguro. Quero ver como, já que vão ser adicionadas milhares de novas funções e nem sempre dá pra protejer tudo. Mas, se os engenheiros do site acham que conseguem, quem sou eu pra duvidar, não é verdade?!?!

Se você fizer muita questão de ser um dos primeiros a entrar no "novo Orkut" (lembre que ainda é teste...), siga os passos indicados aí em cima ou entre no blog do Danilo Miedi, que está aqui na barra lateral do dgp, e boa sorte!! Se conseguir o tal convite, compartilhe a descoberta com o resto da turma!! (=D) Ah, e cuidado com os "falsários" que resolveram atacar os anciosos!!

ATUALIZAÇÃO 05/11: Diferente do que eu disse ali em cima, os usuários que já têm o "Orkut 2.0" podem convidar seus amigos para "desfrutar" do novo Orkut. Então, se você quiser entrar nessa, bajule seu amigo que tem um "O" rosa gigante ao lado do nome no perfil do Orkut. Esse "O" é a indicação de que o cidadão (ou a cidadã) tem convites disponíveis pra você (e pra torcida do Flamengo!). Ah, e lendo a página de suporte do Orkut, vi que o Danilo Miedi está fazendo algumas "atividades" em seu blog (link na barra lateral aqui do dgp). Se participar delas, pode ser que você também ganhe um convite! Boa sorte... ancioso (a)!! =)

10 comentários:

Anônimo disse...

Eita que nada a ver essa do orkut. Agora o twitter vai acabar de verdade (lembra daquela contagem regressiva pro fim do twitter?). O orkut vai fazer sua versão do twitter, todos vão aderir a ela e... adeus, twitter. Foi assim com tudo o que o google não conseguiu comprar. É foda.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ri com o comentário revoltado do fã da stefany (ou qualquer coisa do tipo) ali embaixo.

Derek Gustavo disse...

Mas não esqueça que o Orkut é mais famoso aqui no Brasil, sendo assim, é mais provável que essa versão do Twitter "orkutiana" seja um Twitter pra brasileiro ver...
Ou não, sei lá...
Já adicionou o fulano pra ganhar o convite?!?!?!
=)))

Unknown disse...

Cara, eu gosto de novidade e queria muito ver essa nova versão do Orkut, por curiosidade.

Acredito que essa nova versão seja uma tentativa do Google de tentar freiar o avanço do Facebook no Brasil. Só que esse negócio de convite para o seleto grupo de amigos do primeiro "usuário" me irrita. Cria expectativas para uma campanha que deveria ser mais abrangente possível.

Derek Gustavo disse...

é!
E além disso, acaba fazendo com que o site volte à época em que só entrava quem recebia um convite de quem já estava dentro...
Não era pra inovar?!?!?

Ludmila disse...

Recebi o convite, aceitei e quase fiquei cega. Pra dizer o mínimo, as cores são muito berrantes... Excesso de informações... Enfim, o orkut está quase o facebook, e como o facebook eu já tenho, qual o sentido do meu orkut agora?
Não acho que seja o fim do twitter... A vantagem do site de 'pios' está justamente na simplicidade dele. Descomplicado, um layout simples e que pode ser completamente customizado e ainda por cima aproxima muitos fãs de seus ídolos.. Pra mim, o orkut é que tem que se cuidar...

Ludmila disse...

Ps. 1: eu fui convidada por um amigo meu,
Ps. 2: eu tava só esperando vc postar sobre isso, Derek...

Derek Gustavo disse...

Bem observado...
O ORKUT resolveu se entregar ao "american way to make social networks"...
Isso não é bom, porque os sites, assim como a programação da TV, acabam ficando parecidos...
Onde fica a variedade, hein?!?!?!?

PS1: Lendo mais a respeito depois desse post, entendi como funciona o método dos convites... é obsoleto, mas faz sentido...

PS2: Olha aí, li seus pensamentos, Lud!!

PS3: Esqueça o PS3... vá direto para o Wii!! =D

Ludmila disse...

PÉSSIMA! AUHSUAHSUAHSUAHSAUSHAU

Derek Gustavo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk