quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Baixou o nível!

"Ah, então vocês acham meu programa baixo?!
Pois,vão todos 'praquele' lugar!"


O "Jogo Aberto" da Band é o programa mais "baixo" do país. Sim, mesmo com várias pérolas na televisão brasileira (não finja que não é com você, Christina Rocha!), o programa apresentado pela ex-Record Renata Fan na emissora da família Saad foi considerado o mais desreispetoso de nossa TV, de acordo com dados divulgados pela Coordenação Executiva da campanha "Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania", baseados nas reclamações feitas pelos telespectadores através do site "Ética na Tv". De acordo com esses dados, o programa da Bandeirantes recebeu 88 denúncias que giram em torno de desrespeito às torcidas de futebol, incitação à violência e linguagem imprópria para o horário*. Nada mais natural, já que se trata de um programa sobre... futebol! E no futebol tem muito dessas coisas.

Outros programas foram citados nas reclamações feitas pelos telespectadores. Reclamações essas que foram apresentadas numa audiência pública que ocorreu hoje, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Entre os citados estão o "Pânico na Tv" (69 reclamações) e o"Superpop" (33 denúncias), ambos da Rede TV!. (dois pontos diferentes no fim da frase é complicado...)

Interessante isso, não!? Parece que agora resolveram prestar mais atenção no que é transmitido pela tv. Antigamente, muitos programas faziam absurdos para conseguir seus pontinhos de audiência. Na década de 90, Gugu Liberato colocava um monte de gente em trajes de banho (alguns deles do tamanho de um dedal) no palco pra ficar catando sabonetes numa "banheira de espuma" (como diria Rita Lee). Outras vezes, tinhamos gente se degladiando no palco do "Programa do Ratinho" por causa de DNAs e pensões atrasadas. Tudo isso, por mais baixo que pareça, dava audiência. E naquela época, ninguém se incomodava (eu até gostava de ver a pancadaria durante os resultados de DNA!). Por que agora isso é um problema?

Meio complicado tentar advinhar a razão dessa mudança de pensamento tão repentina. Talvez seja o sinal de que as pessoas agora estão mais seletivas com o que entra em suas casas através da TV (o que derrubaria meu post sobre alienação... droga!). Ou então estão tentando evitar que a geração de hoje tenha acesso à coisas que não dizem respeito a sua maturidade. Tá, esqueça esse último, pois a internet está aí, pronta pra mostrar "tudo". Então o que resta? Bem, não dá pra achar uma motivo concreto. Mesmo que seja só uma mudança no modo de pensar, não pode ter acontecido da noite para o dia. Muito provavelmente as pessoas estão com medo de que a TV "descambe" pra baixaria de novo, como era muito comum na década de 90.

Tá certo, isso é válido. Mas em pleno século XXI? Hoje em dia se costuma dialogar mais. Pode-se procurar mais informação sobre qualquer coisa. As pessoas podem escolher o que vão ver. E a variedade de opções de programas é muito maior que há 10 anos. Se você assiste a um programa que tem um conteúdo duvidoso, é porque você quer e não porque não tem opção. Aliás, essa desculpa nem vale tanto, pois pode-se desligar a tv e ir ler um livro. Hoje quase não se apela por audiência. Quem tenta essa "façanha" é logo criticado.

Apesar de achar meio exagerado (a maior parte dos programas "denunciados" são de emissoras com uma expressão muito pequena no mundo da tv), uma atitude como essa mostra que ainda tem gente com noção, que não fica parada vendo "pessoas se degladiando dentro de uma banheira atrás de sabonetes"... no princípio isso até parece engraçado, mas a falta de conteúdo acaba aparecendo, uma hora ou outra, fazendo com que a baixaria "salvadora da audiência" entre em ação. Se todos dermos um gelo nesses programas, talvez (talvez) eles mudem... mesmo que a paz mundial seja algo mais fácil de se conseguir.

*Informações do site www.eticanatv.org.br.

2 comentários:

Anônimo disse...

O professor Amilton falou deste site, e finalmente pude acessá-lo, Valeu!

Ah! Tenta abaixar o nível para vê o que acontece!

Abraço.

Iza Mendonça disse...

Olá Derek, gostei muito do seu blog... conteúdo de qualidade.
Quanto ao programa Jogo Aberto, fiquei feliz em saber que outras pessoas compartilham da mesma opinião que a minha... o programa é realmente muito ruim.

Ah... obrigado pelo comentário no meu blog: http://www.ahefucsia.blogspot.com