domingo, 2 de agosto de 2009

"Herrar é umano" #2

ANTES DE SAIR DE CASA, BATA NA MADEIRA!

Sabe, eu não sou muito de acreditar nessas crendices populares. Mas tem algumas pessoas que deveriam prestar um pouco de atenção nelas. Veja, por exemplo, Zileide Silva. Em sua estreia como folguista de Sandra Annemberg e Evaristo Costa no Jornal Hoje, da Rede Globo, a jornalista se "embananou" (essa é a palavra) durante a apresentação do jornalístico, gerando uma das cenas mais engraçadas da história da televisão brasileira. Claro, isso aqui não é um blog que aponta o dedo de forma irresponsável. Muito pelo contrário. Nós sempre podemos tirar uma lição dos erros alheios. Dessa forma, não pagamos mico. Simples assim. Creio que se ela tivesse lido esse post antes de entrar no estúdio naquele dia, as coisas seriam muito diferentes... Enfim, vamos analisar pormenorizadamente (não sei o que me deu pra usar essa palavra agora) cada uma das gafes que ela cometeu ao vivo, ou seja, sem a menor chance de edição.

Primeira coisa, e justamente a que chama mais atenção: não se prenda exclusivamente ao T.P. (teleprompter). Para aqueles que não sabem o que é isso, o T.P. é um monitor colocado ao nível da lente da câmera em que passa todo o texto que o apresentador do jornal (ou do programa) deve dizer. Mas, como todos sabem, máquinas são sucetíveis a falhas e o T.P. não está isento delas. Foi justamente isso o que aconteceu com o que a Zileide estava usando: deu pau! O aparelho falhou e, pra completar, a lente de contato da jornalista saiu do lugar. Ou seja, não dava nem pra ler nem o monitor nem aqueles papéis que estavam na mesa, que servem justamente para esses momentos de pânico em que as máquinas resolvem nos sabotar. Por isso ela fez aquela cara de pânico da qual todos riem até hoje ("pensei que os olhos dela iam cair em cima de mim", disse alguém no Youtube). Como evitar isso? Sei lá... talvez dar uma lida no script antes de entrar no ar ajude.

Segundo: dê um bom puxão de orelha no diretor de TV. Pra quem não sabe, esse cara é o responsável pelo que entra no ar, sejam materias ou qualquer outra coisa. Para exercer seu trabalho com perfeição, ele, assim como o resto da equipe, tem em mãos um SCRIPT, que mostra a ordem das materias. Se o diretor de TV "dorme", todo o resto sai uma bagunça. Esse negócio de chamar uma matéria e entrar outra é muito comum. Distribuir chibatadas na equipe não funciona tão bem. A solução para isso é simples: PRESTA ATENÇÃO, POXA!!!!

Por último, mas não menos importante, está um errinho bobo, mas que não passa despercebido pelos telespectadores: se você vai dizer o horário em seu jornal, tenha certeza de que a hora que você está dizendo é a correta. Errar a hora por causa de um minuto até que é normal, mas errar por 10 minutos?!?!?! Assim fica difícil, não?!

Enfim, vamos ver o tal vídeo (que já nasceu clássico!)...



Depois disso, Zileide só apresenta de óculos!

Nenhum comentário: