sexta-feira, 28 de agosto de 2009

"A internet vai acabar com a televisão (...)" ?

Dá pra por "Bom Bril" na antena? A imagem tá ruim!

As palavras do título desse post foram ditas pelo cofundador do YouTube, Chad Hurley (foto), durante visita a São Paulo. Segundo ele, a internet vai mudar a maneira como as pessoas assistem ao que é transmitido hoje em dia pelas emissoras convencionais. Ainda segundo ele, "Nos próximos 5 a 10 anos vai haver uma transição, em que as pessoas vão preferir cada vez mais escolher os vídeos que querem ver", como já acontece atualmente no YouTube, que é o quarto site mais visitado do mundo (imagina qual é o primeiro...).

Parece meio apocalíptico, mas isso já é quase uma realidade. O número de vídeos postados na internet é cada vez maior (segundo dados, no YouTube são postadas quase 20 horas de vídeos por minuto), e o número de pessoas que assistem esses vídeos também não para de crescer. Além disso, há o fato de que as pessoas passam mais tempo na internet do que vendo TV, o que, comparado com o que acontecia no passado, é um verdadeiro avanço.

Ainda segundo Hurley, as telas de computador vão ficar cada vez mais parecidas com as telas de televisão e que as pessoas vão assistir vídeos em outras telas, como as de celular, cada vez mais rotineiramente. "Essas telas vão se fundir, de uma certa forma", o que, segundo Chad, vai facilitar a adesão dos "telespectadores" às novas tecnologias.

Isso somado à difusão da banda larga e a cada vez maior facilidade em entrar no mundo da informática nos leva a uma pergunta: então quer dizer que a TV, no futuro, vai sumir? Eu respondo sem sombra de dúvida: não, não vai. Mesmo que eu já tenha falado sobre isso antes, volto a afirmar: o que vai acontecer é uma "cooperação" entre os meios. Um não vai cobrir totalmente o outro e sim, complementar. A internet pode ser uma mão na roda para a televisão, pois ela é capaz de trazer certos conteúdos que a TV não pode, e vice versa. Mesmo com essa era da TV interativa (leia-se, a tv conectada na internet), sempre vai haver lugar para nosso querido e amado "microondas", que tem um cantinho cativo em nossas salas. (essa frase ficou meio EMO, não?!)

Tá certo que a quantidade de vídeos e a liberdade de escolha na hora de vê-los proporcionada pela internet é simplesmente fantástica. Mas ainda assim, acho meio difícil esse "extermínio" predito pelo "cara do YouTube". As emissoras tradicionais não vão simplesmente mudar sua maneira de trabalhar em favor de conteúdo exclusivo para a internet. Quer dizer, vão, como está acontecendo hoje, mas sempre vai haver um meio-termo, já que existem pessoas que ainda não têm acesso à internet e outras que preferem assistir televisão da maneira convencional. Mas uma coisa eu tenho que reconhecer e, muito provavelmente, você vai concordar comigo: a liberdade de produção oferecida pela web é muito legal. Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em informática consegue colocar uma "mini-emissora" no ar, através de algum site. Isso faz com que as pessoas consigam transmitir o que quiserem, sem depender da boa vontade das "grandonas" para ser colocado no ar. Melhor que isso, você pode produzir seu próprio conteúdo e disponibilizá-lo para quem quiser ver, como já acontece hoje no YouTube. Numa TV convencional essa facilidade é quase impossível, pois tudo depende de dinheiro e profissionalismo. Ah, e não esqueça do Q.I. (Quem Indica)

Apesar disso, é muito mais fácil encontrar "produtores de vídeos de qualidade duvidosa" na internet do que na televisão. Na TV há toda uma preocupação com a qualidade do conteúdo, da imagem, do som, etc. Num vídeo postado na internet e gravado no fundo do quintal da sua tia é muito difícil exigir essas coisas. Me lembro agora de um vídeo em que umas crianças imitavam a "Turma da Mônica" e posso dizer com clareza: foi uma das coisas mais mal feitas que eu já tive o desprazer de assistir até hoje (mesmo que seja amador, tem um certo limite pras coisas, não!?). Tá certo que existem aqueles que tem um capricho maior, porém, grande parte deles beira a "tosquisse" (eu sei, essa palavra não existe), deixando marcas profundas na retina. Contudo, reafirmando o que eu disse antes, essa liberdade de expressão oferecida pela internet é sim muito benéfica, pois ela não seleciona só seus "protegidos". Diferente disso, ela deixa você mostrar o que quiser na hora em que bem entender.

Por isso, não dá pra imaginar um mundo em que a televisão seja substituída pela web. Esqueça as tecnolgias, pois você pode ter um equipamento de primeira (tipo o PS3), mas se não tiver conteúdo (os jogos do console da SONY são bem, digamos, dispensáveis... viva o Wii!) não vai adiantar muita coisa. A não ser que o padrão de qualidade televisivo chegue à net. Aí a história muda de figura. Mas enquanto as pessoas ignorarem as dicas dadas pelo YouTube para a produção de bons vídeos, a televisão vai reinar tranquila, tranquila...

P.S 1.: hei, nada contra quem produz vídeos para colocar no Y.T. ... eu tbm já postei um lá, mas ficou bem tosco. Duvido que a Record colocasse no ar... kkkkkkk

P.S. 2: o próprio YouTube tem uma versão para a televisão, sabia? Para acessá-la, basta ter um console de videogame que entre na internet (só valem o Wii e o PS3. Sorry, Xbox 360) e, no navegador do console, digitar www.youtube.com/tv. Mas vale lembrar: é uma versão beta!!!!! Não reclame dos bugs!

FONTE: Yahoo! Brasil Notícias

Um comentário:

Marcos disse...

É por isso q eu digo:
Vem ai TVC, a Tv que mundo quer vê!