domingo, 23 de agosto de 2009

Entre cosplayers e grampeadores...

Onde está Wally? Essa foto é de outro evento em algum
lugar do mundo... Reparou nos cosplayers?

Eu sei bem que o ".DGP" não é um blog em que eu fico contando o que acontece na minha vida. No máximo, o que acontece nela dá origem a algum post, mas sempre buscando mesclar com a tal da comunicação. Claro, sinceramente eu acho meio chato ficar me prendendo a um tema só, mas isso tem me ajudado um bocado a não ficar sem assunto por aqui. Mas como lá nos primórdios desse blog eu disse que poderia falar sobre o que me desse na telha, então vou usar dessa liberdade poética que eu mesmo me dei! Por esse fim de semana ter sido totalmente atípico pra mim, resolvi falar sobre ele por aqui... tá, a verdade é que eu tava sem assunto (contraditório...). Mas, quem liga, não é verdade??

Nesse sábado, 22, aconteceu aqui em Maceió o " I Super Conquest", um daqueles encontros de fãs de animês, mangás, games e afins. Como a última área que eu citei me interessa muito (as outras também, mas eu sou um gamer... aí já viu, né!?) tratei logo de comprar meu ingresso (5 reais... uma pechincha!!). Chegando lá, observei algumas coisas que praticamente me obrigaram a fazer uma daquelas listas de coisas descobertas e que acabam não servindo pra nada muito útil...

Primeira coisa (e a mais legal de todas!): os cosplayers são as pessoas mais corajosas do mundo! Sério, pois só sendo muito fã mesmo pra sair de casa vestido de... Pac-Man. Ou então para ficar matutando qual fantasia é mais legal: Mario ou Toad*? O mais interessante disso tudo é que os cosplayers incorporam os personagens. Por isso eu nunca mais vou esquecer a imagem do Mario gritando com o Toad... foi tão estranho que acabou se tornando algo bacana de se ver... Ah, esqueci de falar dos vários (e quando eu digo isso estou falando de vários mesmo) pirralhos vestidos como personagens de Naruto... aliás, provavelmente as roupas do ninja da Vila da Folha Oculta estavam em liquidação, pois consegui contar três caras fantasiados de Sasuke... e outros tantos com roupas da série, mas que eu, fã relapso que sou, não consegui identificar.

Outra coisa que me deixou extremamente feliz: num evento desses você encontra gente que fala os nomes das coisas do jeito certo! Enquanto na rua as pessoas têm o péssimo hábito de falar "Xis Bocs", lá dentro do evento você sempre escuta "Xbox". Outras pessoas têm o péssimo hábito de falar "Guitar Réro" (sic). Os gamers de verdade que circulavam pelo evento diziam "Guitar Hero"... eu sei que é uma besteira enorme uma coisa dessas, mas ouvir os nomes certos no mundo dos games dá até um alívio para quem é jogador. E por falar em GH, tenho que admitir uma coisa: haja coordenação pra jogar aquilo. Pra quem tem uma coordenação motora que deixa a desejar (como é meu caso), uma partida usando o controle guitarra acaba virando um verdadeiro show (bizarro) de malabarismo... isso sem falar na minha pequena cena ridícula "apanhando" da correia do controle. Isso tirando a minha derrota em "Soul Calibur IV" (Xbox 360) para um pirralho que tinha metade da minha idade... isso fica entre nós, ok?! Mas a minha derrota (eu tava usando o Yoda... não tinha como dar certo...) foi rapidamente vingada: o fedelho perdeu logo em seguida para um outro cara, que antes havia derrotado uns outros 6 ou 7. E, pra completar, por conta do campeonato de "Smash Bros. Brawl" (Wii) que ocorreria no dia seguinte, a concorrência para jogar esse game no Wii disponível lá estava enorme. Só pra vocês terem uma ideia, era mais fácil pegar Gripe A na Lua do que conseguir jogar aquela coisa. Povo egoísta...

E pra concluir essa parte, um conselho: se você não conhecer ninguém num evento desses, não vá sozinho. Tá certo que os Otakus** e os Mangakas*** são muito legais, mas vá por mim, é muito melhor levar um conhecido à tira colo. No dia que você for num desses vai entender do que eu estou falando. Espero que o próximo evento não demore a acontecer!!!!

Agora você deve estar se perguntando: o que raios os cosplayers têm a ver com grampeadores? Bem, nada. É que hoje, 23, eu cometi a maior burrice que alguém pode cometer... consegui grampear meu prórpio dedo... não me pergunte como isso aconteceu, mas saiba que dói pra caramba!!!!!!!!!!!!!!!!! Por isso, antes de grampear os seus papéis, tenha certeza de que nenhum dos seus dedos está no espaço entre o grampo e a folha... devia ter me lembrado disso...

Enfim, depois desse post que não tem propósito nenhum, vamos voltar à programação normal... dessa vez tomando cuidado com o grampeador.

Aliás... será que existe cosplay de grampeador?

PSs:
*pra quem não sabe, Toad é esse carinha aqui ao lado, com cabeça de cogumelo e que atua, na maioria das vezes, como guarda da princesa Peach nos games do Mario. Aliás, eles podem atuar como qualquer coisa no Mushrom Kingdom. Todos eles são iguais, só mudando as cores das roupas e da cabeça. Detalhe: eles falam numa mistura de grito com grunhido... ainda bem que existem legendas!!!

**"otaku" é um termo usado no Japão para designar alguém que é fã de algum assunto seja ele qual for. Num evento de animê/mangá/games achar otakus é a coisa mais fácil do mundo!

***"mangaka" é outro termo japonês. Ele geralmente é usado para se referir a cartunistas e/ou desenhistas de mangá. Tava na cara que significava isso, não é verdade?!


Tá bom, vou parar esse post por aqui!

3 comentários:

Ludmila disse...

Às vezes, Derek, os cosplayers incorporam DEMAIS os personagens e agem como eles até quando não estão vestidos como os tais. O mundo anime&mangá, rpg&games é realmente fantástico quando se entra nele de mente aberta, sem preconceitos e sabendo dosar a realidade. Infelizmente é um universo muito criticado e alvo de preconceito. Quem sabe um dia nós, os nerds, os otakus, seremos encarados como pessoas normais e não "losers" dos filmes americanos.

:)

Ah, e pena que eu não te vi por lá. Vc deve ter ido embora bem cedo. :/

Vamos em novembro para a Nippon! \o/

Ludmila disse...

Ah, Derek, interessante... Mas você postou em pouco mais de um mês muito mais do que eu postei em sete meses de blog. Que inveja da sua fonte inesgotável de assunto. :/
:*

Derek Gustavo disse...

Fonte inesgotável que de vez em quando me deixa na mão!!
Só pra citar um exemplo: esse post eu escrevi de teimoso que sou... tava sem assunto!!!
=D
Ah, e pode apostar: novembro na Nippon!!!!!
Já tô lá!!!
Bj